sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

O (nosso) Nordeste!


O Brasil divide-se em cinco regiões político-administrativas – Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste – sendo cada uma composta por estados. A região Nordeste, por exemplo, consiste em nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Assim como a cultura do Brasil em geral, o Nordeste é repleto de peculiaridades. O modo de falar, de se vestir, de encarar a cultura popular como sendo riqueza genuína das terras verde e amarelo são intrigantes atrativos que nos levam a um acentuado fluxo de turistas, especialmente na época das férias. Norte-americanos, suíços, franceses buscam no Nordeste o calor, a hospitalidade e a alegria que raramente se encontram no inverno do Hemisfério Norte.

As praias, as mesmas que encantaram os portugueses de 1500, são lembradas com saudosismo pelos mais velhos que viveram da boemia. Ruas estreitas, chinelos de couro nos pés, violão à mão e um bar à esquina consistiam num mundo fantástico, porém “real”, a envolver ares românticos, literários e de um otimismo ingênuo pelo porvir. Da costa às regiões canavieiras mais afastadas, muitos livros foram embalados pelos lápis de mentes que sonharam com as “vidas secas” ou que as viveram.

Não só livros, mas também a arquitetura, a escultura e a pintura incrementam o arcabouço cultural de um povo ligado à tradição. João Cabral de Melo Neto, Francisco Brennand e Mestre Vitalino são nomes proeminentes que traduzem quão rica é a arte nessa região. Também Papangus, caboclinhos e boi-bumbá são figuras, estas mais folclóricas, a brincarem na mente borbulhante de um nordestino que sorri, aparentemente, à toa.
Por Natália Cavalcanti de Albuquerque.



Links relacionados:

http://www.pe-az.com.br
http://www.portalbrasil.net/regiao_nordeste.htm
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-40141997000100013&script=sci_arttext

Nenhum comentário: